Nosso corpo

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27



Nosso corpo foi feito para ser morada do Espírito Santo. Portanto, cuide dele. É obra divina.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Alimentação saudável

A Revista Veja de 24 de novembro de 2010 traz reportagem especial sobre Alimentação e alerta para o que todos já sabem, mas muitas vezes esquecem: em nome de tentativas de emagrecimento, na maioria das vezes, ilusórias, muitos acabam cometendo loucuras. As dietas variam como modismos e sempre encontram seguidores, os quais, em geral, após algum tempo, frustram-se com os resultados e abandonam tudo para recomeçar meses mais tarde uma nova tentativa.

Michael Pollan, o porta-voz da alimentaçào saudável, em entrevista à mesma revista, afirma que comer é um ato social, e, como tal, não pode ser submetido a uma rigidez extrema.  Por essa razão, as dietas momentâneas tendem a falhar. Segundo Pollan, o ideal é que a pessoa se alimente bem, o que, para ele, representa consumir muitos vegetais e alimentos orgânicos, e, além disso, seja ativo, pratique exercícios físicos.

Mas e o tempo? Como arranjar tempo para se alimentar de forma saudável, fugindo dos fast-food, e ainda arranjar tempo para praticar exercícios físicos?

Sobre isso, falaremos na próxima semana. E mais: você sabe o que é um alimento orgânico? Já pensou em produzir alguns?

3 comentários:

  1. Parabéns pela inciativa! Realmente, em nome da falta de tempo, descuidamos de aspectos e atitudes simples que representam saúde. Algo para refletirmos e mudarmos. Sobre os alimentos orgânicos, uma das críticas era o preço, mas, em princípio, está se adequando, com tendência a se tornar cada vez mais acessível. A produção seria uma saída, obviamente.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda A.Hamermüller Oliveira

    Parabéns pelos apontamentos,este assunto é de extrema importância, tenho a colocar que o objetivo da reeducação alimentar é aprender a escolher certo em um mundo onde em cada esquina há uma pastelaria ou rede de fast food. “Nada é proibido, tudo deve ser comedido. Essa é uma regra importante. Podemos ter vida social e em todos os lugares fazer escolhas que não pesem na saúde”.
    No começo, resistir é mais difícil. Enquanto as opções saudáveis não se tornam um hábito, é importante que exista um esforço coletivo para evitar ceder às tentações. As dicas vão desde preferir aquele restaurante com menos opções de sobremesa, ir ao supermercado sem fome e com uma lista de compras e incentivar a família a comer menos frituras.Concorda!

    ResponderExcluir
  3. Você fez referência a algo que está entre as minhas prioridades,pois além de estar alimentando-me de forma meio inadequada,tenho uma filha adolescente que tem poucos hábitos saudáveis.
    Tenho lido alguns artigos sobre alimentos orgânicos,mas só teoria.
    Moro em passo fundo e no sábado pela manhã, acontece uma feira de produtos organicos,pensei em visitá-la, mas não o fiz.
    Atualmente almoçamos em um restaurante que serve alguns prato com produtos naturais,não necessariamente alimentos orgânicos.
    Achei sua ideia fantástica pode contar com aminha participação.

    ResponderExcluir